Os mundos virtuais vieram introduzir novas formas de comunicar/divulgar nesta era de novas tecnologias.
Existem vários exemplos da sua aplicabilidade nos dias que correm:
-Inumeras empresas aproveitam os Mundos virtuais para publicarem os seus produtos;
-Os Mundos virtuais permitem que hajam movimentos políticos e religiosos,um dos exemplos recentes são as eleições norte-americanas em que o actual presidente Barack Obama usou os mundos virtuais como potência para a sua campanha;
- Estes mundos virtuais também vieram permitir o movimento de dinheiro real, trocando este para dinheiro on-line,que apenas pode ser utilizado em jogo.
Exemplos de Mundos virtuais:
Active Worlds -O Universo Active Worlds é uma comunidade de centenas de milhares de utilizadores que conversam e criam ambientes de realidade virtual em 3D em milhares de quilómetros quadrados de terreno virtual. Os utilizadores podem fazer compras on-line num centro comercial em 3D e conversar com os empregados das lojas enquanto jogam jogos interactivos em 2D e 3D.
Cybertown- é um mundo virtual que lhe permite ter a sua casa 3D, manter conversações privadas, caixa de correio, fórum de mensagens e e-mail grátis. Você pode convidar os seus amigos para relaxar, conversar e fazer festas. Os centros comerciais e Feiras da Ladra do Cybertown permitem a compra, venda ou troca de objectos 3D para o seu lar virtual.
Definição: "Um mundo virtual é um ambiente simulado por computador concebido para que os seus utilizadores habitem e interajam através de avatares. Esta habitação é geralmente representada sob a forma de representações bi ou tridimensionais de humanóides (ou outros avatares gráficos ou avatares baseados em texto)." Fonte: WIKIPEDIA